segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Dica C do Dia • Um Livro Chamado ZOOM
Recebemos por email "Um Livro Chamado Zoom"
Ilustração super interessante.
Pena que não tem autor e editora no email.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Dica C do Dia • A Importância das Cores
Para quem não sabe, cromoterapia é o estudo das cores. E uma de nossas fontes mais sábias desse assunto é o raro livro ''Da Cor a Cor Inexistente'' de Israel Pedrosa. As cores, além de terem um símbolo dentro da linguagem de comunicação, têm um significado profundo relacionados ao emocional e ao racional.
As cores primárias não foram escolhidas aleatoriamente. azul, amarelo e o vermelho têm muito o que falar além dos olhos que as aprovam ou não.
O vermelho é a cor mais contraditório das cores devido a sua origem e seu processo de saturação. Estudos falam que o vermelho, cor primária, sempre é influenciada por seus companheiros (azul e amarelo) e com isso temos ele mais fechado, frio. E o vermelho aberto, mais calor. Por falar em calor, quando falamos FOGOOOO, qual a primeira cor que nos vem a cabeça? O vermelho sem dúvidas é a cor que faz o homem relacionar ao fogo, ao perigo e a adrenalina. Além disso, é unânime que o vermelho é a cor do sangue, do amor, da paixão.
Na história, o vermelho também significa uma porção de coisas, como a revolução proletária da Comuna de Paris, o símbolo da sinceridade e felicidade no Japão e o anel dos advogados.
Quando escrevo que o vermelho remete ao calor, com certeza muitos pensaram: "Calma ai, o amarelo é mais quente que o vermelho...". É leitor, não tiramos sua razão, realmente o amarelo é uma cor que lembra o calor, mas pensando de maneira fria, o amarelo é a cor mais quente que existe. Nossa quanta contradição... explicando de maneira simples e direta: o amarelo é a cor mais quente que existe dentro das faixas coloridas do espectro solar.
O amarelo, por ser uma cor clara, quase não percebemos quando está sob um fundo branco. Muitos pintores costumam fazer um contorno com uma cor mais escura para ressaltá-la.
O melhor contraste depois de branco e preto é amarelo e preto.
Assim como o vermelho, o amarelo fez e faz muita história. Na mitologia grega, o amarelo é a cor da discórdia. Para os chineses representa o norte ou sul, ou dos abismos subterrâneos, onde se encontram as forças contrárias como o Yang e Yin, no redondo e no quadrado, no ativo ou no passivo. Para os cristãos, o amarelo já significa a cor da eternidade e da fé. E, se adicionarmos o branco, teremos as cores da Bandeira do Vaticano.
Falamos do vermelho e do amarelo, mas e o azul?
O azul é a cor mais profunda entre as primárias. É a mais escura e podemos dizer que é parente direto do preto. O azul remete ao anil, seu tom mais escuro é o azul prússia e o mais aberto é o cobalto.
O azul é a cor mais intensa, que penetra o olhar e passa por qualquer obstáculo sem desviar, mas chega ao infinito e por lá enlouquece. Além disso o azul proporciona uma desmaterialização, foge para o campo imaginário.
Existe uma lenda que o pássaro azul é o símbolo da felicidade utópica. Também existe os que explicam a famosa expressão: Ele é sangue azul; que seria a superioridade sobre as outras cores e então o azul teria sido eleito a cor da nobreza.
Já o branco, é a mistura de todos os matizes do espectro solar. E o preto não é cor, mas sim a ausência da luz..
Deixamos abaixo um desafio, boa sorte.
quarta-feira, 25 de novembro de 2010
Dica C do Dia • Malhando o CÉREBRO?
Nossa criatividade pode ser treinada? É um dom, a pessoa nasce criativa ou pode desenvolver ao longo da vida? Criatividade tem a ver com a estrutura cerebral? Criatividade tem hora?
Muitas perguntas que giram em torno de um assunto um tanto quanto curioso. Acho curiosidade uma palavra excelente para falar de criatividade.
Nosso cérebro pode ser considerado uma grande massa de ideias. Esta massa é dividida em pequenas partes e cada uma torna-se responsável em processar ou gerar uma informação. Por exemplo, o Giro Angular desempenha um papel muito importante no processamento de idiomas e dados matemáticos, já as Estruturas Subcortiais estão conectadas a nossa respiração, sensibilidade, regulação da consciência e do sono.
Bom, tanta explicação cult para falar da criatividade...
A criatividade pode ser estimulada pelo cérebro. A pessoa que é super metódica não precisa se preocupar, basta ter um momento de inspiração e treinamento que a criatividade pode florescer. Um estudo com um grupo de jovens mostrou que após 3 meses brincando de tetris a criatividade já estava em um nível mais desenvolvido. Relaxe! Passeie! A criatividade não funciona sob pressão...
Transforme. Mudar ajuda o homem a pensar de formas diferentes, abrir a cabeça para pensar e refletir. E quando pensar fora da caixa pegue todas as ideias que surgiram, as mais diferentes e jogue tudo dentro de um liquidificador...misture tudo, na maior velocidade. Dê boas gargalhas, daquelas demoradas de tanta besteira que vai sair... pode rir, e depois de dar aquela gargalha que faz o olho lacrimejar pode ter certeza que seus motores cerebrais estarão aquecidos para uma grande ideia criativa.
Para concluir, uma pergunta: Quem nunca ouviu falar que as cores afetam o estado mental do ser humano? Pois é, já me questionei por que todos os fast foods são vermelho e amarelo...será verdade que o vermelho abre o apetite e amarelo chama atenção?
Com a criatividade também existe um mito, ou uma verdade... o vermelho estaria ligado a memória e o azul parece ajudar a criatividade...
Imagine agora se pintarmos as paredes das agências de publicidade de azul... que perigo!
terça-feira, 24 de novembro de 2010
Dica C do dia • 5 Ilustradores de Inspiração
Para a galera que curte ilustração, segue 5 artistas que mandam muito bem nos trabalhos. Quem conhecer um ilustrador e quiser colocar sua dica no nosso blog basta mandar um email para studioc@studiocomunicacao.com
Sua maior influência é o relacionamento entre o artista e o observador - ''minha meta é produzir trabalhos que engajem o observatório".
Aprecia com moderação o artista pop norte americano Robert Rauschenberg.
Sua obra algo bem simples o observador visualiza conceitos mais profundos, até mesmo a morte... os fantas...
Apesar de ter a fama de fazer qualquer projeto que está ao seu alcande, seu maior orgulho são suas idéias.
'' Sou muito crítico com meu trabalho.'' Kyle busca sempre a perfeição e forte significado ao passar uma mensagem por meio da arte.